Em um marco histórico para o sistema educacional brasileiro, no dia 10 de setembro de 2024, foi inaugurada no Ceará a primeira escola profissionalizante de tempo integral dentro de uma unidade prisional do país. A Escola Estadual de Educação Profissional para Pessoas Privadas de Liberdade está localizada na Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho (UPECT), em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza.
Parceria entre Governo e FIEC
O projeto é fruto de uma colaboração entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e o Governo do Estado, representado pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e a Secretaria da Educação (SEDUC). A nova instituição visa preparar os internos do sistema prisional para o mercado de trabalho, ajudando a reduzir a reincidência criminal por meio da educação.
Segundo Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará, o analfabetismo e a falta de oportunidades de trabalho são fatores que contribuem para o aumento da criminalidade. Ele destacou que a inauguração dessa escola marca um avanço no oferecimento de qualificação profissional para os internos.
fonte: Rebeka Gonçalves
leia mais em: boanoticiabrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário