Uma pesquisa inédita realizada pelo DataSenado em parceria com o Nexus entrevistou 21 mil brasileiros. Os dados da pesquisa são alarmantes: 1 em cada 4 brasileiros foi vítima de golpes digitais nos últimos 12 meses. Este é o estudo mais abrangente já realizado sobre o tema e revela dados preocupantes sobre a situação financeira das vítimas e as regiões mais afetadas.
Segundo a pesquisa, São Paulo liderou o ranking dos golpes digitais. No estado, 30% dos entrevistados afirmaram já terem perdido dinheiro para criminosos online. Mato Grosso segue na segunda posição com 28%, enquanto o Distrito Federal, Roraima e Espírito Santo vêm logo atrás, com 27% e 26% de incidência, respectivamente.
Além da distribuição geográfica, o estudo também revelou um fator preocupante: mais da metade das vítimas, 51%, possuem renda de até dois períodos mínimos . Outros 35% têm rendimentos entre dois e seis salários mínimos, e apenas 14% dos entrevistados ganham mais de seis. Isso demonstra que os golpes digitais afetam, em grande parte, a população mais pobre.
Nordeste na ponta oposta do ranking
Por outro lado, três estados nordestinos estão na ponta oposta ao levantamento. Sergipe (19%), Piauí (18%) e Ceará (17%) tem a menor incidência de golpes digitais. No entanto, isso não reduz a gravidade do problema, já que fraudes em cartões, clonagens e invasão de contas bancárias continuam entre os golpes mais comuns.
leia mais em: economicnewsbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário