2024 foi marcado pela valorização recorde do dólar ante o real. A moeda americana chegou a seu maior valor nominal da história por diversas vezes em dezembro e no fechamento do ano valorizou 27% perante a moeda nacional, fazendo com a que divisa doméstica encerrasse 2024 como a pior moeda do ano entre as 20 principais divisas do mundo (veja quadro abaixo).
Além disso, foi maior aumento da divisa desde 2020, quando houve o choque da pandemia de covid-19. Em 1º de janeiro, o dólar valia R$ 4,917 e, no apagar das luzes de 2024, fechou a R$ 6,179.
Ao longo do ano, inúmeros momentos e fatores motivaram o avanço da divisa. Se lá fora a trajetória de juros preocupou pela desaceleração nos cortes, por aqui, a espera pelo pacote fiscal mexeu com a divisa em diversas sessões.
Tensões geopolíticas também contribuíram para os fortes ganhos do dólar, com notícias vindas da guerra na Ucrânia e dos conflitos entre Israel e os grupos militantes Hamas e Hezbollah no Oriente Médio gerando temores de confrontos militares mais amplos.
fonte: Equipe InfoMoney
leia mais em: infomoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário