Os brasileiros demonstraram maior otimismo em novembro, e a confiança do consumidor alcançou seu nível mais alto em mais de uma década. Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta segunda-feira (25), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou alta de 2,6 pontos, atingindo 95,6 pontos. Este é o maior patamar desde abril de 2014, quando o índice chegou a 96,6 pontos.
Confiança do consumidor: recuperação da trajetória de alta
Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre, destacou que novembro retomou o crescimento da confiança, interrompido no mês anterior. “A melhoria foi impulsionada principalmente pelas expectativas positivas para os próximos meses, um movimento apresentado em diferentes faixas de renda”, explicou. O Índice de Expectativas (IE), que avalia as projeções para o futuro, subiu 3,7 pontos, alcançando 103,4 pontos, maior nível desde setembro deste ano.
Situação atual e perspectivas
Enquanto isso, o Índice de Situação Atual (ISA), que mede a percepção sobre o presente, subiu 0,6 ponto, chegando a 84,3 pontos. Esse resultado é o maior nível desde dezembro de 2014. A percepção mais favorável sobre a situação financeira das famílias fortaleceu a confiança, refletindo as condições do mercado de trabalho e da atividade econômica.
leia mais em: economicnewsbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário