A gestora de investimentos Vinci Partners anunciou, nesta sexta-feira (08), a aquisição de 67% do Outback no Brasil, em uma transação de R$ 2 bilhões que inclui dívida e equity. O acordo, firmado com a americana Bloomin’ Brands, também envolve as marcas Abbraccio e Aussie Grill, que possuem operações menores no país. Com essa aquisição, a Vinci fortalece sua presença no setor de alimentação e amplia sua atuação em restaurantes de “casual dining”.
A trajetória da Vinci Partners no setor de alimentação
A Vinci Partners já tem experiência sólida no setor de alimentação no Brasil. Foi uma das responsáveis pelo crescimento do Burger King no país até a sua saída completa no ano passado. Atualmente, a gestora também é acionista da rede Domino’s e da Camarada Camarão. Fontes próximas à operação relataram que “a entrada no Outback pode ser um ponta pé inicial de uma holding que reúne outras operações de casual dinning no país”, conforme revelado pela Exame.
Carlos Eduardo Martins, co-chefe de Private Equity da Vinci, destacou a importância da parceria com a Bloomin’ Brands: “Estamos muito entusiasmados com a sociedade que estamos construindo, especialmente pelo fato de que o Outback é uma marca icônica que faz parte da vida dos brasileiros há quase três décadas”. A declaração enfatiza a importância que a Vinci vê no Outback, que hoje conta com cerca de 170 unidades no país.
Qual a estratégia da Blooming’ Brands para o Brasil?
Em maio deste ano a Bloomin’ Brands anunciou um prejuízo de US$ 83,9 milhões no primeiro trimestre de 2024 com as operações no Brasil. Com faturamento anual de R$ 2,5 bilhões e uma margem Ebitda de aproximadamente 10%, a operação era considerada financeiramente saudável e se destacava pela baixa dependência de endividamento. Mesmo sendo a maior operação da companhia fora dos Estados Unidos, a decisão da venda das ações foi definida naquele momento.
A venda do controle da operação no Brasil faz parte de uma estratégia da Starboard, acionista ativista da Bloomin’ Brands, que busca destravar valor para a empresa. Segundo a Starboard, o negócio brasileiro é uma “joia escondida” com potencial de valorização maior do que os ativos americanos.
Oportunidades e impacto para o setor de alimentação no Brasil
O movimento da Vinci ocorre em um contexto de crescente interesse de fundos de private equity no setor de alimentação no Brasil. Recentemente, empresas como Advent e Mubadala também manifestaram interesse em ativos do segmento, incluindo a rede Burger King. Para a Vinci, a aquisição do Outback representa não apenas uma ampliação de sua atuação, mas a possibilidade de criar uma holding com várias marcas de “casual dining”.
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