segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Hoje é o primeiro dia da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

A partir desta segunda-feira (18), o Rio de Janeiro sedia a Cúpula de Líderes do G20, reunindo representantes de 19 nações e da União Europeia. O evento marca a transição da presidência do grupo do Brasil para a África do Sul, com destaque para temas como combate à fome e redução da desigualdade global.

O Brasil no G20

Durante a presidência brasileira, o G20 focou em três eixos principais: enfrentamento à fome, mudanças climáticas e reforma da governança global. A ausência do presidente russo Vladimir Putin será representada pelo ministro Sergey Lavrov. Enquanto isso, os demais líderes trabalharão para alcançar consenso em um documento que definirá as diretrizes do bloco.

Na economia, a proposta mais controversa é a taxação global dos super-ricos, que tem como objetivo arrecadar até US$ 250 bilhões anuais para ações contra a desigualdade e mudanças climáticas. Baseada nos estudos do economista Gabriel Zucman, a ideia enfrenta oposição de países como Estados Unidos e Alemanha, mas conta com o apoio de França, Colômbia e União Africana.

fonte: 

leia mais em: economicnewsbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário