terça-feira, 5 de novembro de 2024

Pacote de corte de gastos será apresentado a ministérios nesta terça-feira (5)






 O governo federal está em fase final de negociações sobre o novo pacote de corte de gastos obrigatórios. Na noite de ontem, o Ministério da Fazenda afirmou, em nota, que a Casa Civil reunirá diversos ministérios nesta terça-feira (5) para debater os impactos das propostas, enquanto a equipe econômica define os últimos ajustes. Esse pacote é essencial para controlar as contas públicas e garantir a sustentabilidade financeira do país.

O projeto prevê a criação de um limite para as despesas obrigatórias, exceto em áreas prioritárias, como o aumento real do salário mínimo e o vínculo das aposentadorias ao salário mínimo. Outras mudanças nas verbas destinadas à saúde e educação também estão sendo avaliadas, com o objetivo de ajustar despesas sem comprometer serviços essenciais.

O que já foi feito e quem está envolvido

Na segunda-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros de pastas estratégicas para discutir a elaboração do pacote de cortes. Estiveram presentes Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), entre outros. A reunião, que durou cerca de três horas, focou nos detalhes do pacote, mas não trouxe anúncios oficiais. Na reunião desta terça-feira, os ministérios devem revisar as propostas e buscar um consenso sobre as medidas.

Além dos ministérios da área econômica, estão envolvidos ministérios como os da Saúde e da Educação, visto que essas áreas são especialmente sensíveis a reduções orçamentárias. O objetivo é alinhar estratégias para que o corte de despesas seja realizado com o mínimo impacto nos serviços essenciais. 

fonte: 

leia mais em: economicnewsbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário