A inflação e a economia dos EUA foram questões centrais nas eleições de 2024. Nos últimos anos, eventos como a pandemia e a guerra na Ucrânia aumentaram os preços de combustíveis, alimentos e serviços, impactando diretamente o bolso dos americanos. Com isso, muitos eleitores sentiram o peso dessa alta de preços, o que influenciou a escolha do novo presidente.
Como a inflação afeta a economia dos EUA
Os Estados Unidos costumam manter uma inflação baixa, em torno de 2% ao ano. No entanto, nos últimos anos, a inflação subiu muito. Em 2022, por exemplo, chegou a 9,1%, a maior taxa em 40 anos. Para tentar conter essa alta, o governo Biden e o Banco Central Americano (Federal Reserve) aumentaram os juros.
Embora essas medidas tenham ajudado um pouco, os preços continuam elevados e afetam o orçamento das famílias. Em setembro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o custo de itens comuns, mostrou uma alta de 2,4% nos últimos 12 meses no país. Embora seja uma leve desaceleração em relação ao mês anterior, a alta de preços ainda persiste. Além disso, fatores como o clima, doenças e conflitos internacionais continuam a influenciar o custo de alguns produtos, tornando o controle da Inflação e da economia dos EUA um grande desafio.
leia mais em: economicnewsbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário