O transporte ferroviário europeu está se transformando com o avanço dos trens movidos a bateria. Divulgado nesta segunda-feira (11), um teste bem-sucedido no Reino Unido demonstrou o potencial dessa tecnologia inovadora. Com a capacidade de operar com energia elétrica, diesel e bateria, esses trens prometem substituir os modelos tradicionais a diesel, oferecendo uma alternativa mais limpa, econômica e eficiente para o transporte ferroviário na Europa.
Realizado no norte da Inglaterra, o teste de trens com baterias de tração foi um marco para a indústria ferroviária. Os trens, que atingem até 120 km/h, usaram uma unidade de bateria de 700 kW, substituindo um dos quatro motores a diesel, o que resultou em uma economia de combustível de até 50%, superando as expectativas iniciais de 30%. Com uma autonomia de até 70 km sem a necessidade de motores a diesel, essa tecnologia mostrou ser viável para rotas parcialmente eletrificadas, reduzindo significativamente a emissão de poluentes e o ruído, especialmente em trechos não eletrificados.
Como funcionam os trens movidos a bateria?
Esses trens funcionam com baterias de tração que podem ser recarregadas em linhas eletrificadas ou durante breves paradas nas estações. Uma das maiores vantagens desse sistema é a redução dos custos com infraestrutura, já que a necessidade de fios eletrificados é minimizada. Em trechos não eletrificados, os motores a diesel desativam-se perto das estações, diminuindo o impacto ambiental e aumentando a eficiência. O modelo testado pela Hitachi Rail, que já está em operação no Japão e em partes da Europa, pode ser utilizado em rotas maiores, reduzindo a dependência de fontes de energia convencionais.
O futuro ferroviário da Europa
A expansão da tecnologia de trens movidos a bateria pode transformar completamente o transporte ferroviário na Europa. Com um alcance de até 150 km, os trens de bateria se tornaram uma solução promissora para rotas parcialmente eletrificadas, reduzindo custos operacionais e ampliando a capacidade de acesso a áreas remotas, onde a eletrificação ainda não é viável. A Hitachi Rail, com um investimento de £ 17 milhões nesse projeto, está colaborando com parceiros britânicos para o desenvolvimento da próxima geração de trens movidos a bateria.
leia mais em: economicnewsbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário