As vendas do comércio varejista no Brasil subiram 0,4% em outubro, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. O setor acumula um crescimento de 5% no ano, reforçando o aquecimento do mercado ao longo de 2024. No período, seis das oito atividades analisadas apresentaram resultados positivos, enquanto apenas duas registraram queda.
O comércio varejista ampliado, que inclui segmentos como veículos, motos e materiais de construção, avançou 0,9% no mês. Na comparação anual, houve uma expansão de 8,8%, o décimo mês consecutivo de alta.
Destaques do mês no comércio varejista
Entre as atividades de maior crescimento, móveis e eletrodomésticos registraram um aumento de 7,5%, seguidos por equipamentos de informática, que cresceram 2,7%. Já as categorias de artigos farmacêuticos e outros artigos de uso pessoal sofreram quedas de 1,1% e 1,5%, respectivamente.
“O resultado de outubro reforça a trajetória positiva do varejo em 2024, com crescimento ou estabilidade na maioria dos meses. Esse desempenho é reflexo de um aquecimento consistente do mercado, que já alcançou patamares recordes neste ano”, comenta Cristiano Santos, gerente da pesquisa.
Comparação com o ano anterior
Em relação a outubro de 2023, as vendas no varejo cresceram 6,5%. Destaque para os setores de artigos farmacêuticos, com alta de 16,1%, e móveis e eletrodomésticos, que avançaram 9,9%.
No comércio varejista ampliado, a expansão foi de 8,8% na comparação interanual, impulsionada principalmente por veículos e motos (+27,4%) e material de construção (+12,2%). Apenas o segmento de atacado especializado em alimentos apresentou queda de 5,8%.
Desempenho regional aponta avanços no comércio varejista
Regionalmente, 19 estados brasileiros tiveram alta nas vendas no comércio varejista em outubro, com destaque para Roraima (+4,3%), Espírito Santo (+3,1%) e Mato Grosso (+2,1%). No varejo ampliado, os melhores resultados foram registrados em Tocantins (+4,6%) e Rondônia (+3,6%).
leia mais em: economicnewsbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário