Os financiamentos de veículos novos e usados no Brasil cresceram 12,4% em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a B3 (Bolsa de Valores do Brasil). No entanto, houve queda de 9,7% em relação a outubro, reflexo de quatro dias úteis a menos no mês.
Por que houve alta no financiamento de veículos?
Até novembro, as vendas de veículos financiados totalizaram 6,5 milhões de unidades em 2024, representando um aumento de 21,8% em comparação ao mesmo período de 2023. Isso equivale a cerca de 1,1 milhão de veículos a mais vendidos no acumulado do ano.
A redução em relação a outubro, segundo Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de planejamento e inteligência de mercado da B3, pode ser atribuída aos quatro dias úteis a menos no mês. Em novembro, foram registrados 31,8 mil financiamentos de veículos.
Em comparação com novembro de 2023, os financiamentos de veículos leves tiveram o maior aumento, com alta de 12,4%. Os veículos pesados registraram um crescimento mais modesto, de 0,6%, enquanto o segmento de motocicletas apresentou avanço de 15,1%.
Qual a expectativa do setor automotivo para 2025?
Com relação a 2025, não dá para ter certeza sobre a continuidade da alta no financiamento de veículos. Na verdade, o próximo ano pode marcar uma transição de um cenário no qual haja inovações tecnológicas, sustentabilidade e mudanças no comportamento do consumidor. Portanto, novas tendências devem surgir.
Por outro lado, ainda assim haverá financiamento de veículos, tendo em vista que novas tecnologias, quando surgem, elas não se tornam popular nem acessíveis de imediato.
leia mais em: economicnewsbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário