sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Consumo do Brasil cresce em novembro impulsionado pela Black Friday

O consumo nos lares no Brasil registrou crescimento em novembro, conforme dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O avanço foi impulsionado por promoções e benefícios financeiros recebidos pela população, como o Black Friday e o 13º salário. Confira os destaques:

Crescimento do consumo no Brasil

  • Alta mensal: 7% em relação a outubro.
  • Comparação anual: 4,40% acima de novembro de 2023.
  • Acumulado do ano: crescimento de 2,85%.

Os dados incluem diferentes formatos de compra, como atacarejo, supermercados, hipermercados e comércio eletrônico, ajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

Impacto da Black Friday

Black Friday teve um papel importante no aumento do consumo. Segundo Marcio Milan, vice-presidente da Abras, o evento promoveu uma alta de 27,7% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre os itens mais procurados estavam:

  • Artigos natalinos e bebidas, como sidras e champanhe.
  • Carnes típicas de Natal e frutas em calda.
  • Panetones e doces tradicionais.

 

Benefícios financeiros impulsionaram compras

A elevação no consumo foi favorecida pela injeção de recursos na economia. Entre os destaques:

  • 13º salário: contribuiu para um aumento no volume de compras no final do mês.
  • PIS/Pasep: pagamento de R$ 27,7 bilhões.
  • Bolsa Família: liberação de R$ 14,11 bilhões.
  • Outros benefícios: incluindo lote residual do IR (R$ 559 milhões) e valores para aposentados e pensionistas (R$ 2,4 bilhões).

Queda nos preços da cesta natalina

As promoções ajudaram a reduzir o custo médio da cesta natalina em quase 7%, passando de R$ 345,83 para R$ 320,76. As principais quedas foram observadas nos preços de:

  • Aves natalinas, panetones e sidras

As regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste registraram quedas nos preços de -11%-9,75% e -9%, respectivamente. Já no Norte, houve um aumento de 1,5%, atribuído ao impacto dos custos logísticos. 

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