O consumo nos lares no Brasil registrou crescimento em novembro, conforme dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O avanço foi impulsionado por promoções e benefícios financeiros recebidos pela população, como o Black Friday e o 13º salário. Confira os destaques:
Crescimento do consumo no Brasil
- Alta mensal: 7% em relação a outubro.
- Comparação anual: 4,40% acima de novembro de 2023.
- Acumulado do ano: crescimento de 2,85%.
Os dados incluem diferentes formatos de compra, como atacarejo, supermercados, hipermercados e comércio eletrônico, ajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Impacto da Black Friday
A Black Friday teve um papel importante no aumento do consumo. Segundo Marcio Milan, vice-presidente da Abras, o evento promoveu uma alta de 27,7% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre os itens mais procurados estavam:
- Artigos natalinos e bebidas, como sidras e champanhe.
- Carnes típicas de Natal e frutas em calda.
- Panetones e doces tradicionais.
Benefícios financeiros impulsionaram compras
A elevação no consumo foi favorecida pela injeção de recursos na economia. Entre os destaques:
- 13º salário: contribuiu para um aumento no volume de compras no final do mês.
- PIS/Pasep: pagamento de R$ 27,7 bilhões.
- Bolsa Família: liberação de R$ 14,11 bilhões.
- Outros benefícios: incluindo lote residual do IR (R$ 559 milhões) e valores para aposentados e pensionistas (R$ 2,4 bilhões).
Queda nos preços da cesta natalina
As promoções ajudaram a reduzir o custo médio da cesta natalina em quase 7%, passando de R$ 345,83 para R$ 320,76. As principais quedas foram observadas nos preços de:
- Aves natalinas, panetones e sidras
As regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste registraram quedas nos preços de -11%, -9,75% e -9%, respectivamente. Já no Norte, houve um aumento de 1,5%, atribuído ao impacto dos custos logísticos.
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