O faturamento do Natal 2024 deve alcançar R$ 69,75 bilhões, um aumento real de 1,3% em relação ao ano passado. Mesmo com esse crescimento, o montante ainda fica abaixo dos R$ 73,74 bilhões registrados em 2019, antes da pandemia. Além disso, o varejo prevê a contratação de 98,1 mil trabalhadores temporários, número inferior ao do Natal anterior. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Crescimento concentrado em supermercados e vestuário
Os super e hipermercados continuam sendo os principais responsáveis pelo faturamento no período, respondendo por 45% da receita total. Em seguida, estão as lojas de vestuário, calçados e acessórios, com 28,8%, e os estabelecimentos de artigos pessoais e domésticos, que representam 11,7%.
“Os alimentos para a ceia e os presentes típicos do período, como roupas e acessórios, são os grandes motores das vendas de fim de ano”, comenta Fabio Bentes, economista da CNC.
Cenário favorável para o consumo no Natal
Com a menor taxa de desemprego em mais de uma década (6,4%) e um crescimento real de 7% na massa salarial, o Natal 2024 traz perspectivas positivas. A combinação desses fatores deve ajudar o varejo a alcançar um resultado melhor do que o ano anterior.
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