sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Rede Dia Brasil será comandada por Nelson Tanure


 A rede de supermercados Dia no Brasil terá um novo controlador. O empresário Nelson Tanure, através do Fundo de Investimento Arila, informou ao Cade que assumirá o comando da operação, atualmente pertencente ao fundo Lyra II. A negociação marca uma nova fase para o Dia Brasil, que enfrenta recuperação judicial e desafios no mercado varejista.

Operação simbólica e restrição

Em maio, o Grupo Dia anunciou a venda da operação no Brasil por apenas 100 euros ao fundo Lyra II. O acordo incluiu compromissos financeiros de 39 milhões de euros para ajudar no processo de recuperação judicial do Dia Brasil. O varejista já havia fechado 343 lojas e três centros de distribuição em um esforço para reestruturar suas finanças.

Fundada há 23 anos pelo grupo espanhol Distribuidora Internacional de Alimentação, a operação brasileira passou por dificuldades, resultando em decisões díficeis para evitar a falência. Com o novo controle, Nelson Tanure promete revitalizar a rede e estabilizá-la até 2025.

Possível fusão do supermercados Dia com GPA no Brasil

De acordo com o jornal Valor Econômico, Nelson Tanure considera uma possível fusão entre o Dia Brasil e o GPA (PCAR3), dono da rede Pão de Açúcar. O plano inicial, porém, é concluir o processo de recuperação judicial antes de expandir para novas parcerias ou aquisições.

Uma das estratégias em análise é transformar as atuais lojas da marca Dia em unidades sob a bandeira Pão de Açúcar, aproveitando a localização privilegiada de cerca de 300 pontos de venda. Esse modelo poderia ser implementado após a estabilização financeira e operacional da rede.

Quem é Nelson Tanure?

Nelson Tanure é um empresário brasileiro conhecido por transformar empresas em situações financeiras delicadas. Natural de Salvador, ele construiu uma carreira como investidor em setores como energia, saúde, telecomunicações, petróleo e gás, além de participações no mercado imobiliário e financeiro.

fonte: 
leia mais em: economicnewsbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário