O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima a previsão de crescimento do PIB do Brasil em 2024, elevando-a para 3%. A nova estimativa foi divulgada no relatório Perspectiva Econômica Global nesta terça-feira (22). Já para 2025, o FMI ajustou a previsão do PIB do Brasil para baixo. Além disso, o FMI CITOU os efeitos da política monetária restritiva como um dos fatores mais relevantes para a redução.
O aumento da projeção do PIB do Brasil para 2024, segundo o FMI
A nova previsão de 3% para 2024 representa um aumento de 0,9 ponto percentual em relação à previsão anterior de 2,1%, feita em julho. O FMI atribui esse crescimento ao fortalecimento do consumo privado e do investimento, impulsionados por um mercado de trabalho aquecido, transferências governamentais e menores impactos das enchentes do que o inicialmente esperado.
O desempenho econômico surpreendeu muitos analistas, que esperavam um impacto negativo mais forte das enchentes no sul do país. Para 2025, no entanto, o FMI prevê uma desaceleração do PIB do Brasil, ajustando a projeção de crescimento para 2,2%. É uma queda em relação aos 2,4% projetados anteriormente.
leia mais em: economicnewsbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário