A Interbrand anunciou nesta quinta-feira (10) o ranking Best Global Brands 2024 , que lista as 100 empresas mais valiosas do mundo. Desde sua primeira edição em 1999, o valor total das marcas cresceu 3,4 vezes, passando de US$ 988 bilhões em 2000 para US$ 3,4 trilhões atualmente.
Apesar desse crescimento, o estudo aponta que as marcas acumularam uma perda de valor de US$ 3,5 trilhões desde o início da análise. Somente no último ano, o prejuízo foi de US$ 200 bilhões em receitas.
Qual a empresa mais valiosa do mundo?
A Apple permanece no topo do ranking pelo 12º ano consecutivo, com um valor de marca de US$ 488,9 bilhões. Entretanto, o gigante registrou sua primeira queda em duas décadas, com um recuo de 3% em seu valor. O Top 5 é composto por outras grandes empresas de tecnologia: Microsoft (US$ 352,5 bilhões), Amazon (US$ 298,1 bilhões), Google (US$ 291,3 bilhões) e Samsung (US$ 100,8 bilhões).
Segundo Greg Silverman, diretor global de economia de marca da Interbrand, a Apple avançou uma abordagem cautelosa no desenvolvimento de inteligência artificial (IA), “priorizando a confiança a longo prazo à frente dos ganhos de receita em curto prazo”. Para ele, essa estratégia pode contribuir para o valor da marca nos próximos anos.
leia mais em: economicnewsbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário