quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Maior telescópio do mundo é a chave para descobertas espaciais


 No alto do Deserto do Atacama, no Chile, está em construção o maior telescópio óptico do mundo, o Telescópio Extremamente Grande (ELT, na sigla em inglês), que promete transformar nossa compreensão do universo. Esse “maior olho do mundo no céu” é uma obra do Observatório Europeu do Sul (ESO) e deverá começar a captar imagens em 2028.

Espelhos impulsionam o maior telescópio do mundo

construção do ELT envolve o desenvolvimento de cinco espelhos gigantes, que serão responsáveis por captar e direcionar a luz para os instrumentos científicos. O espelho primário, conhecido como M1, será o maior já fabricado para um telescópio óptico. Com 39 metros de diâmetro, ele é composto por 798 segmentos hexagonais que, juntos, funcionam como um espelho monolítico perfeito.

Esses espelhos têm uma capacidade impressionante de captar luz. O M1, por exemplo, conseguirá coletar 100 milhões de vezes mais luz que o olho humano. Além disso, sua precisão na manutenção da forma e posição é 10 mil vezes mais refinada do que a espessura de um fio de cabelo humano. O maior telescópio do mundo dependerá desses espelhos para fornecer imagens sem precedentes do universo. 

fonte: 

leia mais em: economicnewsbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário