A economia americana registrou forte crescimento no terceiro trimestre de 2024. O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,8% no período. Esse avanço foi impulsionado pelos gastos dos consumidores, alimentado por uma inflação controlada e aumentos salariais. Fatores como esses devem continuar sustentando a resiliência econômica até as eleições presidenciais de 5 de novembro.
Crescimento do PIB dos Estados Unidos fica abaixo das expectativas
Apesar do crescimento de 2,8% divulgado pelo Departamento de Comércio, o resultado ficou abaixo da previsão de 3,0% esperada pelos economistas consultados pela Reuters. As projeções variaram entre 2,0% e 3,5%, mostrando um cenário econômico marcado por incertezas. Essas incertezas são reforçadas pela proximidade das eleições, em que os deputados norte-americanos decidirão entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump.
Inflação controlada e política monetária mais flexível
No terceiro trimestre, o índice de preços PCE – que exclui itens voláteis como alimentos e energia – desacelerou para uma taxa de 2,2%. Essa taxa está próxima da meta de 2% do Federal Reserve. O índice é um indicador central para decisões do banco central dos EUA e mostra o impacto das ações para controlar a inflação. Com essa desaceleração, o Fed iniciou uma flexibilização gradual da política monetária, reduzindo a taxa de juros em 0,5 ponto percentual. As taxas agora estão entre 4,75% e 5,00%.
leia mais em: economicnewsbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário