Nesta segunda-feira (21), Israel anunciou a descoberta de um bunker do grupo extremista Hezbollah, contendo mais de US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões) em ouro e dinheiro, localizado no subsolo do Hospital Al-Sahel, em Beirute. As informações foram apresentadas em uma coletiva de imprensa pelo porta-voz do Exército israelense, Daniel Hagari.
“O bunker foi estrategicamente colocado sob um hospital e contém mais de meio bilhão de dólares em dinheiro e ouro. Esses recursos poderiam ter sido usados para reconstruir o Líbano, mas foram direcionados para fortalecer o Hezbollah. Uma aeronave da Força Aérea está monitorando o local e continuará a fazê-lo”, afirmou Hagari. Nas redes sociais das Forças de Defesa de Israel, vídeo revela a localização do bunker e mostra que dois prédios vizinhos ao Hospital Al-Sahel servem de entrada para o esconderijo.
Hagari também informou que o bunker do Hezbollah estava sob vigilância israelense há anos e tinha a função de esconderijo pelo ex-líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, morto em um ataque aéreo no final de setembro.
Como se descobriu o bunker do Hezbollah?
Durante a noite, Israel bombardeou o bunker e outros 20 alvos, a maioria no distrito de Dahieh, um reduto do Hezbollah em Beirute.
“O Líbano tem enfrentado uma grave crise econômica nos últimos anos, e o Hezbollah aproveitou essa situação para consolidar seu controle sobre o país. As instalações que atacamos pertencem ao Hezbollah, disfarçadas como locais civis, mas com o único propósito de reforçar as capacidades terroristas da organização. O Hezbollah criou, de fato, um estado dentro do estado”, concluiu Hagari.
leia mais em: economicnewsbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário