quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Queimadas na Amazônia: AGU cobra R$ 89 milhões de infratores

Investigação e áreas atingidas pelas queimadas na Amazônia

As queimadas ocorreram em quatro municípios localizados no Amazonas e no Pará: Boca do Acre (AM), Lábrea (AM), Altamira (PA) e São Félix do Xingu (PA). Juntas, essas áreas somam cerca de 5 mil hectares de vegetação destruída. Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conduziram a fiscalização e identificaram as atividades ilegais de desmatamento.

Acusam os infratores de promover queimadas que resultaram em danos ao bioma amazônico. As ações da AGU pedem não apenas a reparação ambiental, mas também o bloqueio de bens dos acusados. Solicitaram à Justiça a suspensão de benefícios fiscais e a proibição de utilização comercial das áreas devastadas até que sejam restauradas.

Medidas legais e responsabilidade

O comitê AGU Recupera coordenou as ações judiciais, adotando, assim, medidas jurídicas em defesa do meio ambiente e do patrimônio cultural brasileiro. Além disso, o principal objetivo dessas ações é garantir que os responsáveis recuperem as áreas desmatadas e proíbam futuras explorações nas regiões afetadas.

fonte: 

leia mais em: economicnewsbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário