A B3 (Bolsa de Valores do Brasil) anunciou nesta quinta-feira (03/10) o lançamento de dois novos índices: o Ibovespa B3 Estatais (IBEE) e o Ibovespa B3 Empresas Privadas (IBEP). De acordo com a entidade, a criação desses novos indicadores servirão para demonstrar o desempenho individual dos ativos de cada uma das empresas públicas e privadas que compõem o Ibovespa. Os novos índices estarão disponíveis a partir de 7 de outubro.
Como fazer parte dos novos índices da B3, a bolsa de valores brasileira?
Para integrar os novos índices, os ativos precisam, obrigatoriamente, estar na carteira atual do Ibovespa. Os indicadores seguem a mesma metodologia de exclusão e ponderação do principal índice da bolsa de valores, com rebalanceamento realizado a cada quatro meses.
Segundo a B3, o objetivo do IBEE e do IBEP é servir como indicador do desempenho médio dos ativos com maior liquidez e representatividade, diferenciando aqueles com controle acionário estatal ou privado.
Ambos são índices de Retorno Total, o que significa que refletem o desempenho dos ativos incluindo o reinvestimento dos dividendos. Inicialmente, o IBEE possui sete ativos de seis empresas, enquanto o IBEP conta com 79 ativos de 77 empresas.
leia mais em: economicnewsbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário